No aprendizado de um idioma é fundamental saber a pronuncia correta das palavras. Falar corretamente auxilia no entendimento do idioma. O maior problema de pronunciar errado é que você vai esperar ouvir da forma que você fala. Mas, os nativos do idioma não falarão do jeito que você espera.
Vou dar um exemplo do que acabei de falar acima. Um americano conversando com um brasileiro que aprendera inglês numa escola particular no Brasil, na qual o professor não se preocupava com a pronuncia, então ele fez a seguinte pergunta: Where are the girls? O brasileiro não entendeu esta simples pergunta. E a razão foi que ele aprendeu que garota em inglês é “gél” e não /ˈgɜrl/que é a maneira correta de se pronunciar esta palavra. Para que houvesse uma comunicação o americano teve que fazer com as mãos o gesto da silhueta de uma mulher. Infelizmente nem todas as palavras podem ser representas por gestos.
Este problema tem que ser resolvido logo no início do curso para que o aluno tenha uma base sólida para desenvolver bem o idioma. A solução para este problema já foi muito bem elaborada por doutores em linguística a muito tempo atrás, mas muitos até hoje não a conhecem ou não a utilizam. Esta fantástica solução é conhecida como “Alfabeto Fonético Internacional” que foi desenvolvido para representar os sons da língua de forma escrita. Ao aprender este alfabeto, você será capaz de pronunciar corretamente qualquer palavra nova que aprender. É uma maneira muito significante de visualizar a fala. Neste artigo veremos como estudar estes símbolos fonéticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário