Dica de Estudo - Aprenda Inglês com Música!

          Utilizando o mesmo processo ensinado pela professora canadense Melanie no post Como Treinar o Ouvido, você também pode utilizar a música para treinar o seu ouvido para ouvir bem em inglês. De fato, a música é um dos nível mais difíceis de se alcançar quanto as habilidades auditivas, mas sem dúvidas é uma das maneiras mais divertidas de se estudar inglês. Então, caro leitor aproveite mais essa dica do Learnendo, e se tiver mais alguma sugestão ou dica de estudo não deixe comentar para que outros também sejam beneficiados.

Quais são os benefícios de ouvir música para aprender?

Não é chato estudar com música, pelo contrário, é uma maneira muito divertida de aprender novas palavras, expressões e até gramática. Quando ouvimos músicas de cantores nativos aprendemos a pronúncia correta das palavras.

A música tem o poder de ficar na mente. Muitas vezes falamos: “essa música na sai da minha cabeça”. Essa repetição constante faz com que o as frases daquela música fiquem em nossa memória permanente.

Aprender com música é uma forma relaxante. A tensão ou preocupação no processo de aprendizado é um dos grandes empecilhos àqueles que pretendem aprender um novo idioma.

O principal segredo para se aprender um novo idioma é ouvir muito, mas muito mesmo. Foi assim que aprendemos nosso idioma materno, primeiro ouvimos muito e depois de uns dois anos que começamos falar. Contudo, a maioria de nós tem muita dificuldade de ouvir a mesma coisa várias vezes. E, quando digo várias vezes estou querendo dizer mais de 100 vezes. Com a música essa dificuldade é reduzida.

Quais são as evoluções alcançadas ouvindo música?

Haverá um rápido aumento de vocabulário. O estudante começará dominar as principais estruturas do idioma. Irá melhorar a pronúncia com muita eficiência. Além de tudo isso, muitas expressões idiomáticas são aprendidas com música, pois a música é uma arte que mostra de forma cultural o pensamento das pessoas no dia a dia.

Quais são as habilidade que a música ajuda desenvolver?

Existem quatro habilidades idiomáticas que precisam ser desenvolvidas em todos os estudantes. Tais habilidades são: Listening (ouvir), speaking (falar), reading (ler) e writing (escrever). As duas primeiras habilidades são fisiológicas e as duas últimas são mecânicas. Isto significa que as duas primeiras habilidades, que são ouvir e falar, precisarão de um treinamento dos aparelhos auditivo e fonador. A música é excelente para treinar estes dois aparelhos. As duas últimas habilidades são mais fáceis de serem aprendidas, por essa razão muitos começam o ensino de um novo idioma pela leitura e escrita, pois estas habilidades podem ser aprendidas mecanicamente. Por isso, muito sabem ler e e até escrever, mas não conseguem falar e nem entender inglês com naturalidade.

Quero dar um exemplo para esclarecer esse ponto. Sempre que preciso aprender como utilizar um novo programa ou recurso da Internet procuro os famosos tutoriais a fim de tirar minhas dúvidas. Dias desses alguém estava ensinando como usar o site de hospedagem (4shared.com) e como era uma vídeo-aula ele tinha que pronunciar o nome do site e os comandos em inglês de HTML. Ele sabia o significa as palavras e conseguia escrevê-las, pois havia treinado apenas as habilidades mecânicas. Mas, não conseguia pronunciar as palavras corretamente e falava 4shared (four shared) mais ou menos assim: quatro charredi. Provavelmente, se alguém perguntasse para ele pronunciando corretamente o nome do site, ele não o reconheceria.

As quatro habilidades devem ser aprendidas na ordem que apresentei acima, e a música é uma excelente ferramenta para se aprender estas quatro habilidades que são fundamentais para aqueles que pretendem ser proficientes no idioma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário